Frederik X, com 55 anos de idade, foi coroado rei da Dinamarca em 14 de janeiro de 2024
Ele assumiu o trono após sua mãe, a rainha Margrethe II, abdicar ao final de 52 anos de reinado, o mais longo da história do país. A decisão de Margrethe II de deixar a coroa surpreendeu a Dinamarca e foi comunicada no Ano Novo. O próprio Frederik X só soube da abdicação três dias antes do anúncio oficial. A monarca, de 83 anos, alegou motivos de saúde para sua renúncia.
A Dinamarca é uma das monarquias mais antigas do mundo e não realiza cerimônias de coroação. No entanto, Frederik X fez seu primeiro discurso aos súditos na varanda do Palácio Christiansborg, sede do parlamento, ao lado da primeira-ministra Mette Frederiksen, que o proclamou soberano por três vezes. Além da Dinamarca, seu reinado abrange a Groenlândia e as Ilhas Faroé, duas regiões autônomas pertencentes ao país.
Frederik X expressou esperança de se tornar "um rei unificador do amanhã" e afirmou que essa é uma tarefa para a qual se preparou durante toda a sua vida. A cerimônia de sucessão foi breve, e o novo rei percorreu algumas ruas de carruagem até o Palácio de Amalienborg, acenando para seus súditos ao lado de sua esposa, a rainha Mary, e seus filhos.